Elaboração de Atividade Multimodal, Ariane, Clemilda e Adriano

ESCOLA ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
DIRETOR: MARCOS ANTONIO DA SILVA REICHEL
COORDENADORA: LEILA APARECIDA DA SILVA
PROGETEC: LUZIA BENTO SOARES
PROFESSORA: ARIANE WUST DE FREITAS FRANCISCHINI, CLEMILDA MARTINS SERAFIM DE SOUZA.
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS DA NATUREZA E ADRIANO PEREIRA SANTANA
TURMAS: 7º e 9º ANO
OFICINA DE TEXTO MULTIMODAL

Tema da SD: Ressignificando o gênero oral e escrito “lenda” por meio da multimodalidade.

O processo de ensino utilizando textos dos gêneros multimodais tornou-se de grande relevância para aprimorar a competência comunicativa dos estudantes tanto no meio social em que estão inseridas quanto nas situações escolares, marcadas pela perspectiva dialógica e interativa da linguagem. Partindo das ricas características das lendas do folclore brasileiro, que historicamente têm conquistado espaço nas estantes das bibliotecas, vamos utilizar desse recurso para desenvolver esta sequência didática. Com a finalidade de alcançar os objetivos propostos neste estudo, utilizamos como metodologia a aplicação de uma sequencia didática (SD). Para Dolz e Schewly (2004, p.82) a sequência didática é um conjunto de atividades de ensino organizadas de maneira sistemática em torno de um gênero textual oral ou escrito.
·         Textos iniciais: Lendas do folclore brasileiro, Iara, Saci-pererê, curupira, Negrinho do Pastoreio
·         Público alvo: 7º ano e 9ºano
·         Duração estimada: três modalidades distribuídas em 12 horas aulas
·         Competência ou habilidade: Realização de inferências e intertextualidade do conteúdo temático, construção composicional, marcas linguístico-enunciativas, autonomia e autoria.
·         Resultado final da Sequência didática: Reconto dos textos da modalidade escrita para a multimodalidade.
·         Conteúdos associados: Gêneros textuais.
·         Conhecimentos Prévios: Interpretação de diferentes gêneros textuais, aplicações no eixo temático TVT – Terra vida e trabalho e ciências da natureza.
·         Metodologia: Trabalho individual e em grupo

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
A sequência didática – SD aplica em sala de aula apresenta a seguinte organização: título, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia e quatro módulos.

Título
Ressignificando o gênero oral e escrito “lenda” por meio da multimodalidade.
Objetivo Geral
·         Contribuir para ampliar as competências comunicativas dos estudantes do ensino fundamental, na expressão oral e escrita, por meio da apresentação desse gênero narrativo tão antigo, mas que terá, aqui, reconstrução de sentido com a multimodalidade.
Objetivos específicos
·         Propor um trabalho de retextualização modalidade escrita para a multimodalidade.
·         Contribuir para a prática da autoria e da autonomia dos alunos das turmas do 7º e 9º do ensino fundamental.
·         Subsidiar os alunos na compreensão dos gêneros lendas;
·         Estabelecer relações pedagógicas em sala de aula, para que haja interação entre os sujeitos e em consequência a aprendizagem seja mais significativa para o aluno;
·         Conhecer, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro.
·         Produzir um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro.
·         Apresentar, com desenvoltura, a produção para a turma.
·         Tecer comentários sobre os textos produzidos na sala de aula, demonstrando atitude crítica frente ao tema.
·         Elaborar e confeccionar um mural para expor os trabalhos produzidos na sala de aula.
Metodologia
Apresentação da proposta de intervenção, objetivos, metodologias, etapas da pesquisa e o produto final.
Módulo 2
1º momento – Sala de aula

Para iniciarmos a aula apresentaremos aos alunos textos escritos das seguintes lendas:
·         Iara;
·         Saci-pererê;
·         Curupira;
·         Negrinho do Pastoreio.
Faremos uma roda de leitura, entregaremos aos alunos uma folha impressa com cada lenda. Após a leitura de cada lenda, faremos uma breve discussão e realização de inferências e intertextualidade dos gêneros com os conteúdos temático de ciências e TVT.
2º momento: Sala de aula

Utilizando o computador interativo, apresentaremos aos alunos vídeos, filmes e imagens das seguintes lendas:
•          Iara;
•          Saci-pererê;
•          Curupira;
•          Negrinho do Pastoreio.
Após a apresentação dos vídeos e filmes, faremos uma breve discussão, inferências e intertextualidade dos gêneros apresentados. Para tanto, solicitaremos aos alunos que destaquem as diferenças dos textos escritos e dos áudio-visuais. Elaboraremos um roteiro de questões que nortearam as discussões sobre as diferenças dos textos e a importância do uso dos recursos tecnológicos na escola.

 3º momento:  STE

Nesta etapa iniciaremos o trabalho de ressignificando o gênero oral e escrito “lenda” por meio da multimodalidade.
Dividiremos a turma em grupos, cada um receberá uma lenda para desenvolver o trabalho, seguindo as orientações abaixo:
1. Cada dupla deverá ler os textos que lhes couber, observando todas as informações sobre as personagens.
2. Após a leitura, a professora deverá recolher os textos dos grupos.
3. Na STE, os alunos selecionaram imagens de acordo com as características das personagens, para utilizar na produção do texto multimodal.


Módulo 2
1º momento: Sala de aula

Na sala de aula em grupos iniciaremos as atividades. A presentaremos a seguinte situação inicial que norteará a produção textual.
“A produção do texto, em duplas, versará sobre o dia em que os alunos se encontram frente a frente com a personagem folclórica selecionada.”
Contextualizando a produção textual:
EXEMPLO:  Nosso encontro com o Curupira
a) Imagine que vocês foram acampar numa floresta e se perderam.
b) Cansados e famintos, andaram sem parar até que encontraram o Curupira.
c) Em troca de algum favor, o Curupira mostrará o caminho de volta.
* Que favor é esse?
* Vocês aceitarão a troca?
* Enfrentarão muitos perigos?
* Ficarão amigos do Curupira?
* Como a história terminará?

Em sala de aula, em grupos produzirão o reconto das lendas, a partir da apresentação inicial proposta. As produções deverão ser recolhidas para serem corrigidas. Após a correção, as produções deverão ser devolvidas para que os alunos façam a ressignificação do gênero oral e escrito “lenda” para a multimodalidade.
Módulo 3
Produto final da SD

1º momento: na STE

Em grupos os alunos irão para STE e munidos dos materiais coletados anteriormente (imagens, texto escritos e informações sobre a temática abordada) construíram os textos multimodais, utilizando os seguintes recursos tecnológicos: CANVA, power point, Movie Maker ou outro programa de animação gráfica. Durante todo o processo de ensino aprendizagem procuraremos incentivar a progressão da expressão oral e escrita, a autoria e autonomia dos estudantes. Nesta etapa contaremos com a colaboração do Progetec que auxiliará na utilização dos programas educacionais.  O produto final será os textos multimodais produzidos pelos alunos e expostos posteriormente para os demais alunos da escola.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto Multimodal Ariane e Clemilda.

Texto Multimodal Viviane e Carol