Elaboração de Atividade Multimodal, Ariane, Clemilda e Adriano

ESCOLA
ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
DIRETOR:
MARCOS ANTONIO DA SILVA REICHEL
COORDENADORA:
LEILA APARECIDA DA SILVA
PROGETEC:
LUZIA BENTO SOARES
PROFESSORA:
ARIANE WUST DE FREITAS FRANCISCHINI, CLEMILDA MARTINS SERAFIM DE SOUZA.
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS DA NATUREZA E ADRIANO PEREIRA SANTANA
TURMAS:
7º e 9º ANO
OFICINA
DE TEXTO MULTIMODAL
Tema
da SD: Ressignificando o gênero oral e escrito “lenda” por meio da
multimodalidade.
O
processo de ensino utilizando textos dos gêneros multimodais tornou-se de
grande relevância para aprimorar a competência comunicativa dos estudantes
tanto no meio social em que estão inseridas quanto nas situações escolares,
marcadas pela perspectiva dialógica e interativa da linguagem. Partindo das
ricas características das lendas do folclore brasileiro, que historicamente têm
conquistado espaço nas estantes das bibliotecas, vamos utilizar desse recurso
para desenvolver esta sequência didática. Com a finalidade de alcançar os
objetivos propostos neste estudo, utilizamos como metodologia a aplicação de
uma sequencia didática (SD). Para Dolz e Schewly (2004, p.82) a sequência
didática é um conjunto de atividades de ensino organizadas de maneira
sistemática em torno de um gênero textual oral ou escrito.
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Textos
iniciais: Lendas do folclore brasileiro, Iara, Saci-pererê,
curupira, Negrinho do Pastoreio
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Público
alvo:
7º ano e 9ºano
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Duração
estimada: três modalidades distribuídas em 12 horas aulas
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Competência
ou habilidade: Realização de inferências e
intertextualidade do conteúdo temático, construção composicional, marcas
linguístico-enunciativas, autonomia e autoria.
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Resultado
final da Sequência didática: Reconto dos textos da modalidade
escrita para a multimodalidade.
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Conteúdos
associados: Gêneros textuais.
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Conhecimentos
Prévios: Interpretação de diferentes gêneros textuais,
aplicações no eixo temático TVT – Terra vida e trabalho e ciências da natureza.
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Metodologia:
Trabalho individual e em grupo
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
A sequência didática – SD aplica em sala de
aula apresenta a seguinte organização: título, objetivo geral, objetivos
específicos, metodologia e quatro módulos.
Título
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Ressignificando o gênero oral e escrito
“lenda” por meio da multimodalidade.
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Objetivo
Geral
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Contribuir
para ampliar as competências comunicativas dos estudantes do ensino
fundamental, na expressão oral e escrita, por meio da apresentação desse
gênero narrativo tão antigo, mas que terá, aqui, reconstrução de sentido com
a multimodalidade.
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Objetivos
específicos
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Propor um trabalho
de retextualização modalidade escrita para a multimodalidade.
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Contribuir
para a prática da autoria e da autonomia dos alunos das turmas do 7º e 9º do ensino fundamental.
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Subsidiar
os alunos na compreensão dos gêneros lendas;
·
Estabelecer
relações pedagógicas em sala de aula, para que haja interação entre os
sujeitos e em consequência a aprendizagem seja mais significativa para o
aluno;
·
Conhecer,
através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore
brasileiro.
·
Produzir
um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore
brasileiro.
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Apresentar,
com desenvoltura, a produção para a turma.
·
Tecer
comentários sobre os textos produzidos na sala de aula, demonstrando atitude
crítica frente ao tema.
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Elaborar
e confeccionar um mural para expor os trabalhos produzidos na sala de aula.
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Metodologia
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Apresentação da proposta de intervenção,
objetivos, metodologias, etapas da pesquisa e o produto final.
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Módulo 2
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1º momento – Sala de aula
Para iniciarmos a aula apresentaremos aos
alunos textos escritos das seguintes lendas:
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Iara;
·
Saci-pererê;
·
Curupira;
·
Negrinho
do Pastoreio.
Faremos uma roda de leitura, entregaremos
aos alunos uma folha impressa com cada lenda. Após a leitura de cada lenda,
faremos uma breve discussão e realização de inferências e intertextualidade
dos gêneros com os conteúdos temático de ciências e TVT.
2º momento: Sala de aula
Utilizando o computador interativo,
apresentaremos aos alunos vídeos, filmes e imagens das seguintes lendas:
• Iara;
• Saci-pererê;
• Curupira;
• Negrinho
do Pastoreio.
Após a apresentação dos vídeos e filmes,
faremos uma breve discussão, inferências e intertextualidade dos gêneros apresentados. Para tanto,
solicitaremos aos alunos que destaquem as diferenças dos textos escritos e
dos áudio-visuais. Elaboraremos um roteiro de questões que nortearam as
discussões sobre as diferenças dos textos e a importância do uso dos recursos
tecnológicos na escola.
3º
momento: STE
Nesta etapa iniciaremos o trabalho de ressignificando
o gênero oral e escrito “lenda” por meio da multimodalidade.
Dividiremos a turma em grupos, cada um
receberá uma lenda para desenvolver o trabalho, seguindo as orientações
abaixo:
1. Cada dupla deverá ler os textos que lhes
couber, observando todas as informações sobre as personagens.
2. Após a leitura, a professora deverá
recolher os textos dos grupos.
3. Na STE, os alunos selecionaram imagens de
acordo com as características das personagens, para utilizar na produção do
texto multimodal.
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Módulo 2
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1º momento: Sala de aula
Na sala de aula em grupos iniciaremos as
atividades. A presentaremos a seguinte situação inicial que norteará a
produção textual.
“A produção do texto, em duplas, versará
sobre o dia em que os alunos se encontram frente a frente com a personagem
folclórica selecionada.”
Contextualizando a produção textual:
EXEMPLO:
Nosso encontro com o Curupira
a) Imagine que vocês foram acampar numa
floresta e se perderam.
b) Cansados e famintos, andaram sem parar
até que encontraram o Curupira.
c) Em troca de algum favor, o Curupira
mostrará o caminho de volta.
* Que favor é esse?
* Vocês aceitarão a troca?
* Enfrentarão muitos perigos?
* Ficarão amigos do Curupira?
* Como a história terminará?
Em sala de aula, em grupos produzirão o
reconto das lendas, a partir da apresentação inicial proposta. As produções
deverão ser recolhidas para serem corrigidas. Após a correção, as produções
deverão ser devolvidas para que os alunos façam a ressignificação do gênero
oral e escrito “lenda” para a multimodalidade.
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Produto final da SD
1º momento: na STE
Em grupos os alunos irão para STE e munidos
dos materiais coletados anteriormente (imagens, texto escritos e informações
sobre a temática abordada) construíram os textos multimodais, utilizando os
seguintes recursos tecnológicos: CANVA, power point, Movie Maker ou outro
programa de animação gráfica. Durante todo o processo de ensino aprendizagem
procuraremos incentivar a progressão da expressão oral e escrita, a autoria e
autonomia dos estudantes. Nesta etapa contaremos com a colaboração do
Progetec que auxiliará na utilização dos programas educacionais. O produto final será os textos multimodais
produzidos pelos alunos e expostos posteriormente para os demais alunos da
escola.
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